(51) 991.612.101

Metodologias de organização da informação são discutidas em sala de aula

Curso de extensão “Arquitetura da Informação Aplicada”, da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), também aborda ambientes informacionais digitais.

Definir arquitetura da informação no âmbito das necessidades de informação e comportamentos dos usuários na web, levando em consideração as metodologias da informação nos ambientes digitais é um dos principais assuntos apresentados no curso de extensão “Arquitetura da Informação Aplicada”, da FESPSP.

Nas aulas é realizada uma abordagem sistêmica da Arquitetura da Informação, onde são apresentados sistemas de rotulagem, organização, representação, navegação e busca. Também são realizadas discussões a respeito da aplicabilidade da usabilidade, acessibilidade e interoperabilidade em ambientes informacionais digitais. “Analisamos em classe as necessidades de informação e comportamentos dos usuários na web, para discutir conceitos de usabilidade, acessibilidade e interoperabilidade e como eles se relacionam com a arquitetura da informação”, explica o professor Charlley Luz, acrescentando que também são feitas avaliações da arquitetura de informação em ambientes digitais.

O curso, que terá início no próximo sábado, dia 11 de março de 2017, é voltado a pesquisadores, bibliotecários, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Biblioteconomia, Ciências Sociais, Pedagogia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social, além de professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino.Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

Serviço
Curso de Extensão: Arquitetura da Informação Aplicada
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Período: 11 de março a 13 de maio de 2017, exceto nos dias 15 e 22 de abril.
Horário: Sábados, das 9h às 13h.
Carga Horária: 32 horas
Docente: Prof. Me. Charlley Luz e Profa. Ma. Thais Campas

Sobre Charlley Luz
Charlley possui uma atuação diversificada baseada na área de Organização da Informação. Para Vocabulários Controlados e Tesauros, desenvolve projetos de criação de instrumentos de controle terminológico e metodologias. O mais recente é o Vocabulário Controlado da empresa iFood (2016), que estrutura todo processo de cadastro de pratos e de busca do usuário via o aplicativo digital. É sócio fundador da Feed Consultoria e Serviços de Marketing LTDA. Professor e orientador, ministra as disciplinas de Arquitetura de Informação do curso de pós-graduação em Gestão da Informação Digital e de Descrição Arquivística e Gestão de Documentos Digitais do curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). (Trecho de texto publicado na plataforma Lattes, em 09/03/2017)

Sobre Thais Campas
Como Arquiteta de Informação Sênior, Consultora em Experiência do Usuário (UX) e Usabilidade, participei de projetos estratégicos (portais corporativos, e-Business, mídia online e aplicativos) para corporações como GM, Gol, TAM, Itaú, Vivo, Bradesco, Catho e Banco Original. Nos EUA, desenvolvi patentes de “casa inteligente” (IoT). (Texto retirado da plataforma LinkedIn, em 09/03/2017).

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 83 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Agência FESPSP

Rodrigo Carani
11 31237810
carani@fespsp.org.br

Jorge Tateishi
11 31237800 ramal 844
11 976489494
jorge@fespsp.org.br