(51) 991.612.101

As perspectivas e os desafios da atuação com adolescentes em conflitos com a lei

Tema é debatido em curso de extensão da FESPSP (Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo).

Trabalhar com adolescentes é um desafio que exige preparo e atenção, principalmente quando os menores em questão possuem conflitos com a lei. A partir dos campos do Direito, da Psicanálise, da Psicologia e da Antropologia, o curso de extensão Adolescentes em conflito com a lei: desafios e perspectivas de atuação, da FESPSP, auxilia profissionais de diversos campos de atuação a entender os diferentes discursos relacionados a esses adolescentes. As aulas começarão no próximo sábado, 11 de março de 2017.

Sistema de justiça, seletividade penal, criminalização da infância e juventude, uso e tráfico de drogas, atuação no território, ilegalismos urbanos e criação de dispositivos de atuação em situações sociais críticas são alguns dos temas debatidos em sala. “O curso tem como objetivo fomentar a discussão, a reflexão e a compreensão crítica sobre essas diferentes problemáticas, contextualizando os Direitos Humanos, situando historicamente os discursos relacionados aos adolescentes infratores e debatendo as principais interfaces entre a questão das drogas e esses jovens, além de discutir a criação de dispositivos em situações sociais críticas”, explica a professora Heloisa de Souza Dantas.

O curso é voltado a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social, além de professores das diversas áreas do saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

Serviço
Curso de Extensão – Adolescentes em conflito com a lei: desafios e perspectivas de atuação.
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Período: 11 de março a 13 de maio de 2017 – exceto 15 e 22 de abril.
Horário: Sábados, das 13h às 17h.
Carga Horária: 32 horas
Docente: Heloisa de Souza Dantas e Anita Machado. Professores convidados: Jorge Broide e Cristiano Maronna.

Sobre Heloisa de Souza Dantas
Formada em psicologia pela PUC-SP (1995), mestre em psicologia comunitária pela Michigan State University (2003) e mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (2009). Possui mais de 20 anos de experiência na elaboração, gestão e avaliação de programas de prevenção de álcool e outras drogas e em projetos sociais voltados para juventude no Brasil e exterior, especialmente em projetos voltados para adolescentes em conflito com a lei. É professora do curso de Pós-Graduação em Psicossociologia da Juventude da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Faz parte do Núcleo de Política de Drogas do GREA-IPq-HC-FMUSP e atua como consultora em programas de formação voltados à equipes técnicas que atuam em serviços de medidas socioeducativas e em abrigos. Informações coletadas do Lattes em 11/01/2017.

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 83 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Agência FESPSP

Rodrigo Carani
11 31237810
carani@fespsp.org.br

Jorge Tateishi
11 31237800 ramal 844
11 976489494
jorge@fespsp.org.br