(51) 991.612.101

Dia das Mães | Sabor e afeto: salmão é ingrediente certo para demonstrar o amor nesta data especial

Receita de cuidado e carinho para homenagear nossas queridas mamães

Mais do que se resumir à entrega de um presente ou ao convite para um almoço ou jantar no restaurante mais comentado da cidade, o Dia das Mães é uma data que simboliza a aproximação e troca afetiva com nossas mais queridas mulheres.

Por isso, a sugestão é preparar uma receita que demonstre todo o cuidado com as mamães neste dia tão especial, e para agradar tanto o paladar como a saúde delas, a dica é escolher um ingrediente leve e saboroso: o salmão!

O superpescado é comprovadamente um dos alimentos mais completos por apresentar uma combinação equilibrada de gorduras boas, vitaminas e nutrientes essenciais, que oferece uma diversidade de benefícios à saúde:

 Ajuda a preservar a flexibilidade das artérias e da força do músculo cardíaco, reduzindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 Estimula a criação de colágeno no corpo, proteína que auxilia no combate à flacidez e torna a pele mais firme e viçosa.

 Auxilia na redução da pressão arterial.

 Ajuda a reduzir o risco de disfunções neurológicas, como a depressão, o mal de Alzheimer e o derrame cerebral.

 Atua na melhoria da agilidade mental e a memória.

 Estimula a produção de serotonina, substância diretamente relacionada ao equilíbrio do humor.

 Ajuda a promover a resposta do organismo à insulina e estimula a secreção de Leptina, hormônio que ajuda a regular a ingestão de alimentos, como também o peso e o metabolismo.

 Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol ‘bom’ e ‘ruim’.

 Por suas propriedades anti-inflamatórias, auxilia no tratamento de algumas dores crônicas.

 Auxilia na prevenção do envelhecimento.

Além de ser um aliado para o bem-estar das “mamas”, a pescado também pode ajudar a melhorar a saúde dos filhos, já que as novas gerações tendem a ser influenciadas pelos hábitos alimentares seguidos nos meios em que convivem, principalmente quando as atitudes são observadas na alimentação das mamães.

“Além de ganhar muitos pontos no quesito sabor, o salmão chileno é um alimento altamente nutritivo e será a opção certa para celebrar o carinho e cuidado entre os filhos e as “mamas” nesta ocasião tão especial”, comenta Melanie Whatmore, da associação Salmón de Chile, que promove e incentiva o consumo do salmão chileno no Brasil.

Para demonstrar todo o afeto por elas e fortalecer a relação com as mamães, a associação ensina o passo-a-passo de uma receita leve, saborosa e inesquecível!

Feliz Dia das Mães!

SALADA FRESCA DE SALMÓN DE CHILE

Ingredientes:
1 abacaxi maduro, descascado e cortado em cubos pequenos de 2 cm.
400 gramas de salmão chileno sem pele
½ xícara de molho de soja
4 colheres de sopa de cebolinha picada
½ xícara de suco de limão
2 colheres de sopa de azeite de oliva
5 xícaras de vários tipos suaves de alface
250 gramas de palmito em rodelas
250 gramas de tomates cereja
4 colheres de sopa de castanha de caju
½ xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de mostarda forte tipo Dijon
2 colheres de suco de limão
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mel
Um pouco de sal e pimenta moída

Modo de preparo:
Cortar o salmão sem pele em tiras compridas de 5 cm e de uns 2 cm de largura.

Em uma travessa ampla, misturar o suco de limão e o molho de soja, e marinar os pedaços de salmão. Refrigerar por 20 minutos.

Em uma travessa de salada grande, colocar as folhas verdes com o abacaxi, palmitos e tomates cereja cortados pela metade (ou inteiros, se forem muito pequenos).

Depois, colocar os pedaços de salmão e salpicar com cebolinha picada, reservar em um prato.

Aquecer o azeite de oliva em uma grelha ou frigideira grande.

Grelhar o salmão por 2 minutos até que esteja macio e suculento, retirar do fogo e organizar os pedacinhos sobre a salada.

Salpicar com as castanhas de caju e, finalmente, temperar com a vinagrete de mostarda.

Servir de imediato.

Salmón de Chile
De uma parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, nasce, em 2012, a associação Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A associação tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores.

Selo de Origem Salmón de Chile
O salmão chileno é internacionalmente reconhecido por suas altas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado ao sul do Chile, país privilegiado por suas excelentes condições de clima e solo e referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos.

Informações à imprensa: CH2A Comunicação
Diretora: Alessandra Battochio Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br
Coordenadora: Magaly Corgosinho – coordenadoria@ch2a.com.br
Atendimento: Débora Rodrigues – atendimento2@ch2a.com.br
Tel.: +55 11 3253.7052 | +55 11 9 9239 0569

Fonte: Dino