(51) 991.612.101

Relacionamento de confiança com o dentista combate odontofobia

Em Curitiba, consultório odontológico aposta em atendimento humanizado e recorre a playlists especiais para tranquilizar pacientes.

O medo do dentista, também conhecido como odontofobia, é um dos principais motivos que afastam os pacientes de tratamentos mais complexos. Identificar um profissional de confiança para realizar as consultas de rotina, além de reduzir o número de intervenções mais invasivas, pode diminuir o estresse emocional diante de procedimentos incontornáveis.

Segundo a Dra. Elisângela Dallazen, especialista em Implantodontia, Prótese e Dentística, a evolução dos tratamentos odontológicos está diretamente relacionada ao atendimento personalizado e humanizado. “Antes de iniciarmos qualquer procedimento, realizamos entrevistas para identificar os motivos que trouxeram o paciente ao consultório, a fim de propor um plano de tratamento diante de expectativas e cenários e explicar vantagens e desvantagens de cada técnica. Essa aproximação, além de otimizar o relacionamento paciente x dentista, afasta possíveis sofrimentos e nos ajuda a garantir as condições ideais para conquistar melhorias”, garante.

“Às vezes, para acalmar os temores de um paciente e respeitar seu grau de sensibilidade, uma anestesia não prevista se torna indispensável. Em outras situações, a escolha de uma playlist que remeta a bons momentos pode ser a solução para trazer um pouco de conforto durante um tratamento mais demorado”, destaca. E se o tempo do tratamento for o problema, por que não ampliar o número de consultas? “O bem-estar dos pacientes está entre nossas prioridades, assim como a satisfação na resolução das queixas”, enaltece a doutora.

Cuidados em todas as fases da vida

De acordo com a Dra. Elisângela, a abordagem humanizada permite ao especialista estabelecer uma relação de confiança com o paciente, de forma a poder contar com o mesmo profissional em diversas fases da vida. “A boca também dá sinais de que algo não vai bem na vida. O apertamento dos dentes ou bruxismo, por exemplo, sinalizam que o estresse precisa ser controlado para não acentuar o desgaste nos dentes ou aumentar a dor muscular na face. Um casamento ou uma separação também fazem acender o alerta de que um sorriso mais bonito pode agregar valor ao novo momento. Nessas fases de transição, a mudança no visual pode contemplar o clareamento dos dentes”, sugere.

“Assim como um médico de família, quando o dentista acompanha o paciente em diversas fases da vida, e conhece um pouco da sua história, o profissional amplia sua visualização do paciente e tem mais condições de realizar um diagnóstico completo que relaciona patologias com o seu estado de espírito atual”, completa.

Tratamentos

O Consultório Odontológico da Dra. Elisângela Dallazen oferece um completo protocolo de serviços relacionados à Odontologia Preventiva, Odontologia Estética, Implantodontia, Prótese, Dentística, Endodontia e Ortodontia, visando um tratamento global e, sobretudo, realizado com técnicas minimamente invasivas.

Exceto quando o paciente chega ao consultório com uma queixa de dor, a primeira consulta começa pela profilaxia dentária, processo conhecido como limpeza dos dentes. “A limpeza realizada por um profissional enxerga os dentes de forma individualizada. Ela é realizada com produtos, instrumentos e aparelhos que, além de limpar atua na remoção do tártaro, investiga a saúde da gengiva, remove manchas extrínsecas dos dentes e ajuda a diagnosticar lesões como cáries. Após esse procedimento, o dentista poderá realizar intervenções de caráter estético, como cirurgias ou aplicação de resinas”, destaca.

Sobre a Dra. Elisângela Dallazen

Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Dra. Elisângela Dallazen é Especialista em Implantodontia, Prótese e Dentística. Realizou cursos de Cirurgia Avançada e de Manipulação em Tecidos Moles. Cursos de Extensão em Facetas Diretas e Indiretas também fazem parte de seu currículo. Atualmente, a profissional se dedica ao Curso Excelência em Resinas. Sua atuação é pontuada pela constante busca por inovação, escolha de métodos minimamente invasivos e atendimento humanizado.

Fonte: Dino