(51) 991.612.101

O poderoso aroma das flores presente nos óleos essenciais

A primavera faz florescer poderosos aliados para o bem-estar físico e mental, as flores; conheça os benefícios dos óleos essenciais extraídos dessas plantas

A estação mais colorida do ano está próxima e nesse momento, as flores assumem o trono e reinam por três meses compartilhando sua beleza e aroma inigualáveis. Já faz tempo que as flores deixaram de ser vistas apenas para ornamentação de ambientes. Elas hoje fazem parte de cardápios de restaurantes requintados por todo o mundo e mais, os óleos essenciais extraídos delas carregam aromas que proporcionam saúde e bem-estar.

De acordo com o cientista, pesquisador e aromatólogo, Fabian Laszlo, existem pesquisas científicas que comprovam os benefícios do uso do aroma das flores nos mais diversos tratamentos que têm por objetivo o alcance do bem-estar físico e mental. Esses aromas são obtidos a partir dos óleos essenciais, substâncias naturais presentes nas plantas. “O olfato é um dos sentidos que está ligado às emoções humanas. Diferenciamos ambientes, pessoas e coisas por seus perfumes e aromas. Se para uma pessoa determinado cheiro traz energias e lembranças positivas, para outras pode remeter o contrário. Daí o caráter 100% emocional dos cheiros e como nossa memória os guarda, registrando um grande histórico de aromas, fragrâncias e odores, relacionando-os com indivíduos, locais ou situações – o que chamamos de memória olfativa”.

Fabian explica que os óleos essenciais puros extraídos de algumas flores podem ser utilizados de diversas formas desde a aplicação em difusores de ambientes até inalação (desde que efetuada da forma correta). Para conhecer um pouco mais sobre as flores e seus benefícios para o corpo e a mente, o especialista selecionou algumas espécies e suas indicações de uso.

Gerânio
Óleo essencial de gerânio estimula a atividade física e mental. É indicado, por exemplo, às pessoas com depressão, esgotamento nervoso ou sem estímulo, pois as ajuda a se livrar dos sentimentos de ansiedade e medo restaurando a harmonia psicoemocional.
Indicação: Coloque 1-2 gotas de óleo essencial de gerânio em um lenço ou difusor para inalação.

Ylang-Ylang
Por conta de sua ação de estimular a libido, o óleo essencial da planta é utilizado para esquentar o clima a dois ao ser misturado com quatro gotas de óleo essencial de tangerina e três gotas de óleo essencial de Patchouli.
Entretanto, como o ylang-ylang também fornece um efeito calmante, a recomendação é não utilizar mais de três gotas do produto.

Rosa
O aroma calmante da rosa atua sobre o sistema emocional, ajudando a reduzir os sentimentos de raiva, o ciúme, a inveja, o stress e a tensão. Muito indicado também para amenizar sentimentos de perda e tristeza profunda.
Indicação: Pode ser acrescentado ao óleo de massagem corporal ou utilizado em difusor de ambientes no quarto, por exemplo, para um sono tranquilo.

Jasmin
Devido ao seu aroma intenso, o óleo essencial de Jasmim é considerado um afrodisíaco.
Indicação: para usufruir do poder do aroma afrodisíaco o ideal é utilizar em difusor de ambientes no quarto do casal ou mesmo em óleo de massagem.

Flor de Larangeira
Suas propriedades hipnóticas e ansiolíticas são muito conhecidas. Graças a elas, a flor-de-laranjeira é ideal para combater problemas de ansiedade e nervosismo. Muito indicado para crises emocionais.
Indicação: Pode ser aplicado diluído no pulso ou pescoço (2 a 3 gotas por vez) ou inalado.

Website: http://www.emporiolaszlo.com.br

Fonte: Dino