(51) 991.612.101

Médico brasileiro faz sucesso nos Estados Unidos com técnica nova na ortopedia

O doutor Fernando Techy quer tratar atletas com o concentrado de aspirado de medula óssea, uma solução rica em células-tronco, e que pode evitar cirurgias, além de acelerar a recuperação.

O tratamento que curou o astro Cristiano Ronaldo em tempo recorde nas semifinais da Liga dos Campeões do ano passado, está agora à disposição dos atletas brasileiros de todas as modalidades.
O renomado médico brasileiro Fernando Techy, que atua há 12 anos nos Estados Unidos, inaugurou neste sábado, 28 de outubro, em Miami (EUA), a ClinTech Miami, clínica ortopédica especializada numa inovadora técnica que está obtendo muito sucesso no tratamento de lesões em músculos, cartilagens, ligamentos e tendões musculares. O objetivo é atender à demanda de pacientes brasileiros, de atletas profissionais a idosos com problemas reumáticos.

A técnica é conhecida por BMAC (sigla para Bone Marrow Aspirated Concentrated, ou, em português, Concentrado de Aspirado de Medula Óssea). Ela usa as próprias células-tronco do paciente para tratar a lesão. O médico retira um pequeno volume, concentra-as por meio de uma centrífuga, e injeta esse concentrado no local que se quer tratar.

Vários jogadores de futebol dentro e fora do Brasil já fizeram uso do BMAC. O último mais conhecido, foi Lugano, do São Paulo. A grande vantagem é que ele é muito menos invasivo, causa menos dor, e, em muitos casos, evita procedimentos mais agressivos, como cirurgias para colocação de próteses. Ainda pode ser feita de maneira rápida, sem que o paciente precise ficar internado.

– Tudo, inclusive o tempo de descanso, leva duas horas e o paciente ao sair da clínica estará parcialmente desperto. Exatamente igual a uma endoscopia ou colonoscopia.- esclareceu Dr. Techy.

Num intervalo de algumas semanas, as células-tronco irão se tornar células dos tecidos danificados e provocar a sua regeneração. Elas também estimularão as do próprio tecido a serem mais ativas na regeneração.

O BMAC, apesar de ainda não aprovado no Brasil, está liberado para tratamento na área ortopédica em quase todo o primeiro mundo, em especial, Estados Unidos, Canadá e União Européia. Nos EUA, a técnica já é usada há cerca de dez anos.

Quem está à frente da clínica, é dr Fernando Techy, um dos mais renomados ortopedistas dos EUA, com larga experiência em cirurgia de coluna. Techy trabalha na Clintech, no Colorado, e decidiu abrir uma filial da clínica em Miami, o principal destino dos brasileiros nos EUA, para atender à demanda dos seus compatriotas, que não possuem essa opção aqui no País.

– O BMAC é uma técnica muito consolidada nos EUA. Eu já fiz mais de 3 mil tratamentos na sede da clínica no Colorado, com uma taxa de sucesso de cerca de 80%.

Um dos diferenciais da clínica será o atendimento em português e com assistência para quem não conhece a maior cidade da Flórida.

Fonte: Dino