(51) 991.612.101

Com mais de 11 mil matrículas em 2017, EaD Senar Goiás anuncia novos cursos em 2018

O portal, que tem mais de 90% de aprovação dos alunos e já oferece 25 cursos livres e gratuitos, neste novo ano irá incluir novos programas da área técnica.

Foi-se o tempo em que a distância e a falta de oportunidades impedia o morador do campo de ter acesso a novos conhecimentos. Com a revolução digital nas últimas décadas, está cada dia mais fácil para quem vive na zona rural estudar e se manter em dia com as mais modernas tecnologias ou práticas de administração rural. E o portal de Educação a Distância do Senar Goiás (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás) demonstra o interesse crescente desse público pelo conhecimento. O site oferece 25 cursos livres e gratuitos sobre temas que abordam questões técnicas, de gestão ou de qualidade de vida e, em 2017, atingiu o marco de mais de 11 mil matrículas ao ano.

“A gente tem tido uma adesão cada vez maior do público aos nossos cursos, especialmente porque o aluno vem uma vez, fica satisfeito e retorna.” – comemora Gabriela Miranda, consultora educacional do Dot Group, empresa responsável pelo EaD Senar Goiás. “Realizamos recentemente uma pesquisa de impacto e 55% dos alunos disseram que a experiência no site, a partir do primeiro curso que fizeram, foi satisfatória o suficiente para que se inscrevessem em outros cursos. E 43% disseram que a experiência foi muito boa e só não fizeram ainda outros cursos por falta de tempo. Quer dizer, mais de 90% dos nossos alunos fariam outro curso ofertado pelo EaD Senar Goiás. Isso diz que estamos no caminho certo para atender a esse público”.

A mesma pesquisa mostrou também que o portal tem um alto índice de recomendação, quer dizer o chamado boca a boca, uma das mais poderosas e eficientes ferramentas de divulgação. “Cinquenta e dois por cento dos nossos alunos dizem que já influenciaram outras pessoas a fazerem os cursos que o Senar Goiás oferece pela internet” – revela Gabriela.

Emanuel Pinheiro de Faria, consultor ambiental e estudante de Agronomia em Anápolis, confirma os dados da pesquisa. “Já fiz sete cursos no EaD Senar GO. Acabo um e já faço inscrição em outro. Eles são uma excelente oportunidade de aprendizagem e aperfeiçoamento. Gosto muito do conteúdo e maneira como é apresentado e colocado à disposição da gente no site e nas apostilas. A linguagem é bem interessante e bem didática. Eu acho muito importante essa iniciativa do Senar GO, inclusive eu sempre divulgo entre meus colegas na faculdade”.

Aulas pelo celular

Os 25 cursos disponíveis no EaD Senar GO não exigem nenhum grau de escolaridade dos participantes. Os cursos estão distribuídos por quatro diferentes programas: Jovem Empresário Rural, Minha Empresa Rural, Agricultura de Precisão e Gestão de Riscos. Para participar de qualquer um deles é só fazer o cadastro no site, se matricular e ter acesso à internet. As aulas podem ser assistidas na hora e local mais convenientes para o aluno e acompanhadas até mesmo pelo celular. Para Gabriela, a educação a distância é um imperativo do milênio, “um caminho sem volta” e com o advento dos dispositivos móveis, seu alcance foi enormemente ampliado.

“Hoje os smartphones estão nas mãos de quase todo mundo e isso nos deu a possibilidade de chegar até pessoas que antes não conseguíamos, o que ajudou muito a impulsionar aquilo que a educação a distância se propõe a fazer”. A consultora observa que todos os cursos do EaD Senar Goiás podem ser acessados pelo celular. “Esse é um dos nossos grandes diferenciais. Tudo o que entregamos para nossos alunos é responsivo, adaptado para estar acessível e funcionar da melhor maneira possível via dispositivos móveis. E isso desde o primeiro curso que foi desenvolvido”.

Emanuel gosta muito da liberdade de estudar onde e quando pode. “Nem todo mundo tem tempo de participar de cursos presenciais. Eu mesmo tenho uma vida bastante corrida. Aí, na hora em que eu tô mais tranquilo, acesso o portal. Faço isso muito nos finais de semana. E essa facilidade é ótima principalmente pra quem mora na zona rural”. O consultor ambiental conta que tem se concentrado mais nos cursos voltados para a gestão da propriedade rural. “O último que fiz foi Planejamento Estratégico da Empresa Rural e já vou começar o Administração Financeira, Orçamentária, Materiais e Estoque. É uma área que gosto mais, administração, mas também acho interessantes os cursos técnicos”.

Novos cursos em 2018

Para quem busca cursos mais voltados para as áreas técnicas do setor agropecuário, o site traz novidades neste próximo ano, anuncia Gabriela. “Estamos com duas frentes de trabalho bem interessantes para 2018. A primeira delas é o lançamento de dois novos programas, um focado em Produção Vegetal e outro em Produção Animal. E a segunda frente de trabalho será a atualização dos cursos que já estão no ar, em termos de dados e conteúdos”.

Gabriela explica que os novos cursos técnicos vêm atender a uma demanda do público do EaD Senar Goiás. “Todos os cursos que desenvolvemos surgem das pesquisas de interesse e satisfação com o nosso público, que já demandavam novas soluções nas áreas técnicas. Tudo o que o Senar Goiás oferta é embasado pela demanda dos alunos e pela demanda setorial dentro do estado. Em linhas gerais, a gente oferece ao pequeno produtor a oportunidade de crescer, se desenvolver, ter uma empresa lucrativa, sustentável e ambientalmente responsável”.

A pesquisa de satisfação realizada pelo Dot Group com o público do Senar GO demonstra que o objetivo vem sedo atingido. “Nossos alunos afirmam que têm conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos em suas atividades, conseguiram melhorar o desempenho profissional, estão em novo emprego ou mesmo conquistaram uma promoção depois de terem passado por um de nossos cursos. Então, sem sombra de dúvida, nosso foco é em aplicabilidade”. E Emanuel, mais uma vez confirma. “Como eu trabalho em consultoria tenho contato com muitos clientes e o que aprendi no curso de Direção, Liderança e Motivação na Empresa Rural com certeza tem me ajudado muito, sobretudo na questão das relações pessoais”.

Mais informações: http://ead.senargo.org.br, 0800-642-0212

Fonte: Dino