(51) 991.612.101

Ginástica não convencional traz saúde e ‘barriga plana’

Aliada da saúde e de quem não pode fazer exercícios abdominais tradicionais, a Ginástica Abdominal Hipopressiva reduz o perímetro da região abdominal: a barriga fica dura e plana e a cintura afina. Inicialmente, foi criada para recuperação no pós-parto. No entanto, mostrou-se também eficaz para conter a incontinência urinária e aumentar o rendimento físico de atletas amadores e profissionais, entre outros benefícios.

Além de muitos benefícios para a saúde e aliada de quem não pode fazer exercícios abdominais tradicionais, a Ginástica Abdominal Hipopressiva reduz o perímetro da região abdominal: a barriga fica dura e plana e a cintura afina. Dra. Maria Franceschini, fisioterapeuta, conta mais sobre esta técnica que amplia as possibilidades de diversos tratamentos.

O que é a Ginástica Abdominal Hipopressiva?

A Ginástica Abdominal Hipopressiva é um conjunto ordenado de exercícios posturais rítmicos. Esses exercícios permitem a “interação”, a “memorização” e a “automatização” das mensagens sensoriais associadas a uma situação postural particular. As respostas motoras trazem efeitos nos músculos do períneo, respiratórios e posturais e sobre o sistema nervoso. O corpo todo interage buscando melhorias.
Surgiu na Bélgica, com o Dr. Marcel Caufriez, fisioterapeuta, que há mais de 35 anos se dedica a pesquisas na área ginecológica e urogenital. Seu objetivo inicial era a recuperação de lesões do assoalho pélvico ocorridas durante ou após o parto. No entanto, o método se confirmou eficiente para prevenir e tratar várias outras disfunções.

Quais os principais benefícios para a saúde?

No geral, os exercícios combinam posturas e movimentos respiratórios que promovem a melhoria da musculatura respiratória e capacidade pulmonar, o fortalecimento do abdômen, o correto posicionamento dos órgãos internos e o aumento da força muscular do pavimento pélvico que sustenta a bexiga, vagina e intestinos. Além disso, descomprimem as vértebras, aumentam a circulação sanguínea e fortalecem a musculatura desta região. A redução da região abdominal é uma boa consequência na estética, mas não a finalidade do método.

Na fisioterapia esportiva também se revelou de grande auxílio para atletas profissionais e amadores. Os exercícios abdominais hipopressivos fortalecem a parte cardiovascular e diafragmática, resultando em melhor rendimento físico, além de prevenir lesões e auxiliar nos casos de incontinência urinária de esforço.

Depois de quanto tempo aparecem os resultados?

Na fisioterapia existem diferentes programas de exercícios que são executados conforme o objetivo e a necessidade de cada paciente que também são variáveis. Após a avaliação inicial, o profissional determina quais exercícios específicos são indicados. Normalmente, os primeiros resultados são percebidos já na segunda sessão.

Qual a frequência ideal para fazer os exercícios?

O ideal é fazer duas vezes por semana no consultório e todos os dias em casa. Sempre praticando, porque a Ginástica Abdominal Hipopressiva é prática e memorização.

Qualquer pessoa pode fazer? Quais as restrições?

Existem restrições, sim, que serão avaliadas. Os exercícios hipopressivos podem ser contraindicados ou indicados de forma parcial e adequados em casos de hipertensão, doenças inflamatórias intestinais. Durante a gravidez, os exercícios são indicados apenas com supervisão e em período específico da gestação

Como descobriu essa ginástica?

Procurava algo para complementar os tratamentos para meus pacientes. Fui buscar o método com o seu criador, o Dr. Caufriez. Estou a cada dia mais entusiasmada. Pratico todos os dias, meu rendimento melhorou, meu abdômen está ótimo e o melhor de tudo é que minhas pacientes estão muito felizes com os resultados. Pacientes que não podiam fazer abdominal convencional, por causa de hérnias de disco, melhoraram noventa e nove por cento, já que o fortalecimento do abdômen se dá sem movimentos prejudiciais ao corpo.

Como encontrá-la?

Atendo na minha Clínica, a BodyFisio: Praça São Paulo, Torre B, Sala 306 – Rua Henri Dunant, 792, Santo Amaro, São Paulo – Capital. Tel.: (11) 5524 0593 – WhatsApp: + 55 11 98988 7908 – e-mail: atendimento@bodyfisio.com.br

Website: http://www.bodyfisio.com.br

Fonte: Dino