(51) 991.612.101

O uso de aparelhos dentários ilegais pode trazer riscos à saúde

A aplicação de aparelhos odontológicos clandestinos vem aumentando com muita frequência entre os adolescentes brasileiros. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a prática é feita por pessoas não capacitadas, ou seja, sem o acompanhamento de um especialista.

A aplicação de aparelhos odontológicos clandestinos vem aumentando com muita frequência entre os adolescentes brasileiros. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a prática é feita por pessoas não capacitadas, ou seja, sem o acompanhamento de um especialista.

O CFO está preocupado com os danos que os falsos aparelhos podem causar à saúde da população, uma vez que representam sérios riscos. A instituição pede, em sinal de alerta, que as pessoas consultem um cirurgião dentista antes de comprar qualquer um desses produtos.

Para o presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, (ABOR), o uso desses produtos por pessoas não capacitadas e regulamentadas pela Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode provocar sérios danos ao organismo.

O presidente da ABOR afirma que a cola usada na fixação pode danificar o esmalte dos dentes e provocar lesões mucosas na boca, pois se trata de um produto tóxico e, além disso, corre-se o risco de muitos deles serem cancerígenos, causando retração na gengiva, perda óssea e lesões que podem levar à perda total dos dentes.

A importância de consultar um cirurgião dentista antes de pôr qualquer tipo de aparelho odontológico

Ter um sorriso bonito e dentes perfeitos deixou de ser somente por estética. Hoje, envolve diversos fatores como, por exemplo, competir a uma vaga de emprego, em que ter boa aparência faz parte dos quesitos exigidos por muitas agências de recrutamento e seleção, além da saúde bucal.

Os aparelhos odontológicos precisam ser instalados por profissionais habilitados. A má instalação pode causar movimentos inadequados e desalinhamento dos dentes, além de provocar a reabsorção óssea, que não pode ser revertida e, na maioria das vezes, provoca a perda dos dentes.

De acordo com os dentistas, a movimentação de forma desordenada pode comprometer a oclusão, o funcionamento da articulação têmporo-mandibular e a mastigação. Tais comprometimentos podem provocar dores na face, cabeça e ouvido.

Antes de colar o aparelho, é necessário fazer uma avaliação com o cirurgião dentista de sua confiança, pois ele é o profissional habilitado para tal procedimento, além de orientar e solicitar exames e documentações precisas para dar início ao tratamento odontológico.

Higiene bucal ajuda na prevenção de cáries e bactérias

A falta de higiene bucal pode contribuir para o surgimento de cárie dental e outras bactérias que fazem mal à saúde. Conforme orientação dos dentistas, é essencial fazer a escovação, pelo menos, duas vezes ao dia ou após cada refeição.

Outro fator muito importante que deve ser observado sempre é o sinal de cárie, que inicia com uma simples dor de dente e vai aumentando quando não tratada da forma correta. Por isso, é primordial que as visitas ao dentista aconteçam com mais frequência, pois só assim será possível garantir uma melhor saúde bucal.

Para os donos de consultórios odontológicos que pretendem comprar equipamentos para realização de exames, é essencial buscar por empresas que cumpram com o que prometem e respeitem os direitos do consumidor.

A i9 Equipamentos é uma empresa especializada em diversos tipos de equipamentos, como o aparelho de
ultrassom odontológico. A empresa está no mercado há mais de dez anos e procura inovar sempre para melhor atender os seus clientes.

Website: https://www.i9equipamentos.com.br/

Fonte: Dino