(51) 991.612.101

Pesquisa global mostra a importância das oficinas de automaquiagem na confiança e autoestima das mulheres em tratamento oncológico

O Programa Look Good Feel Better, associada ao De Bem com Você – A Beleza contra o Câncer, fez uma pesquisa global que avalia o fortalecimento da autoestima após as oficinas de automaquiagem em mulheres em tratamento oncológico. A pesquisa acontece próxima ao Dia Mundial do Câncer e mostra o impacto do programa na confiança do paciente, com o objetivo de ajudá-lo a lidar com os efeitos colaterais e os aspectos traumáticos da doença

O Programa Look Good Feel Better 2018 realizou uma pesquisa global com o objetivo de avaliar o impacto e a satisfação das pessoas após participação nas oficinas de automaquiagem. Por meio dessas oficinas gratuitas, oferecidas em 27 países em todo o mundo, os pacientes com câncer aprendem técnicas de beleza para superar desafios com a aparência, como perda de cabelo, descoloração e ressecamento da pele e ganho ou perda de peso. No Brasil, o LGFB está presente por meio da parceria com o De Bem com Você – a Beleza contra o Câncer, coordenado pelo Instituto ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Os resultados da pesquisa deste ano, reunidos de mais de 10.000 mulheres em 11 países durante 2018, indicam que o programa Look Good Feel Better impacta significativamente a autoimagem e a confiança entre mulheres em tratamento oncológico e oferece valor tangível aos participantes. Com índices de satisfação dos pacientes acima de 90%, a grande maioria dos participantes recomendaria fortemente o programa para outras mulheres na mesma situação.

Como o programa Look Good Feel Better impacta a autoimagem e a confiança?

A pesquisa do Programa Look Good Feel Better 2018 encontrou alguns dados importantes:

Um AUMENTO de 93% na confiança entre as mulheres depois de participar do programa.

• 48% relataram sentir-se muito ou pouco confiantes sobre sua aparência antes de participar de uma oficina, em comparação com 92% após participar de uma oficina.

Uma REDUÇÃO de 94% nos entrevistados que sentiam pouca ou nenhuma confiança em sua aparência após a conclusão do programa.

• 26% relataram sentir-se pouco ou nada confiantes com sua aparência antes de comparecer a uma oficina, em comparação com menos de 2% (1,6%) após a participação na oficina.

Quão importante é a aparência para a confiança e autoimagem?

De acordo com os resultados da pesquisa:
• 90% dos entrevistados concordam ou concordam fortemente com a afirmação de que sua aparência os faz se sentir mais confiantes.

• 96% dos entrevistados classificaram o programa Look Good Feel Better como muito ou um pouco valioso na melhoria de sua autoimagem.

• 95% dos entrevistados indicaram que estavam satisfeitos com o que aprenderam por meio do programa Look Good Feel Better.

• 94% dos entrevistados sentiram-se apoiados pelos outros participantes do programa, mulheres como eles também em tratamento de câncer.

Desde que o programa começou nos Estados Unidos em 1989, o Look Good Feel Better ajudou 2 milhões de pessoas em 27 países ao redor do mundo através de uma rede de afiliadas licenciadas pela Look Good Feel Better Foundation. Países anfitriões fora dos Estados Unidos incluem Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Equador, França, Alemanha, Irlanda, Israel, Itália, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Polônia, Cingapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Uruguai. Globalmente, quase 14.000 voluntários doam seu tempo e talentos para o programa, que oferece mais de 23.000 oficinas por ano.

METODOLOGIA DE PESQUISA
A Pesquisa Global com Participantes do Programa Look Good Feel Better 2018 inclui mais de 10.000 respostas coletadas durante 2018 em 11 países: Austrália, Brasil, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, África do Sul, Espanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. As perguntas da pesquisa foram consistentes em todo o mundo e foram voluntariamente respondidas pelos participantes do programa após uma oficina da Look Good Feel Better. As respostas foram coletadas, compiladas e reportadas pela equipe do programa nos países participantes.

Para mais informações, visite https://institutoabihpec.org.br/de-bem-com-voce
e lookgoodfeelbetter.org/worldcancerday

Sobre o Programa De Bem com Você – A Beleza contra o câncer
Tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado às mulheres maiores de 18 anos que estão em tratamento oncológico, a fim de proporcionar a elevação da autoestima e qualidade de vida durante e pós-tratamento, por meio de oficinas de automaquiagem. Criado em 2012, o Programa DBCV é uma iniciativa do INSTITUTO ABIHPEC, uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos. O Instituto surgiu de uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) para canalizar os projetos sociais por ela patrocinados.

Sobre o Programa Look Good Feel Better
O Look Good Feel Better (LGFB) é a única instituição internacional de apoio ao câncer que ajuda mulheres e adolescentes a administrar os efeitos colaterais visíveis do tratamento do câncer. O objetivo é aumentar muito a confiança e a autoestima das pessoas em um momento muito difícil em suas vidas.

Website: https://institutoabihpec.org.br/de-bem-com-voce/

Fonte: Dino