(51) 991.612.101

Ficha do paciente impressa desaparece, e a Assinatura Eletrônica em Clínicas de Estética vira realidade

O tempo de substituir os papéis pelos meios digitais chegou, um dos poucos documentos que ainda resistiam ao digital eram os documentos assinados, mas com o avanço tecnológico foi possível registrar e armazenar eletronicamente as assinaturas garantindo a autenticidade. O Belle Software, sistema para clínicas de estética desenvolveu a tecnologia nos aplicativos para que o cliente assine eletronicamente com toda garantia necessária.

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos junto com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil é o terceiro país que tem o maior mercado consumidor em relação a produtos e equipamentos de beleza e estética. Atentos a esse crescimento que vem sendo registrado ano após ano, empresas estão investindo cada vez mais na tecnologia para dar agilidade ao trabalho. O que já é realidade em muitos hospitais, começa agora a ser implantado também pelas clínicas de estéticas no Brasil. Essas empresas estão substituindo o uso de papéis e dando lugar a assinatura eletrônica para comprovar a realização de procedimentos. A medida além de ir ao encontro de uma tendência mundial, permitindo mais agilidade e comodidade, proporciona preservação ambiental, uma vez que as clínicas de estética estimam que a impressão de papéis será praticamente zerada.  

A implantação da tecnologia é um procedimento simples, leva poucos minutos e pode ser feito pelos próprios atendentes. A solução é mobile e tem o objetivo de que o cliente possa assinar os contratos e fichas diretamente na tela de um tablet. A reprodução da assinatura eletrônica é possível com o uso de uma caneta compatível com o equipamento. Após coletada a assinatura, o sistema emite um carimbo digital com as informações de registro IP do computador, data, hora e segundo da assinatura, ou seja, a assinatura não é armazenada e reutilizada livremente, para cada visita a clínica, a cliente registra novamente a assinatura.

O CEO do Belle Software, sistema de gestão de clínicas de estética, Rafael Francisco Thibes, explica que além dos benefícios já expostos, a assinatura eletrônica proporciona as clínicas de estética “um aspecto moderno, pois deixa de usar os tradicionais fichários em papel ao utilizar recursos eletrônicos para o armazenamento de dados”. Ainda para os clientes, os ganhos nem sempre são perceptíveis, porém podem fazer toda a diferença. “Comentamos sobre a segurança da informação, pois esses dados são sigilosos e jamais podem ser perdidos. Casos de furtos e incêndios são comuns, o que pode ocasionar dor de cabeça aos responsáveis pelas clínicas e as clientes, uma vez que existe o risco de exposição das informações”, comenta Rafael.

Uma das clínicas que já está oferecendo esse novo sistema é a Semblant na cidade de Curitiba/PR. O diretor executivo, Magnus Guerios, explica que há cerca de dois meses o estabelecimento implantou o sistema e que a novidade tem atraído a atenção das clientes. “Todas comentam sobre a inovação, pois isso gera também praticidade para quem está sendo atendido”, afirma Guerios. Ainda para ele, existem ganhos tanto para a empresa quanto para a cliente. Para as clientes, destacamos que isso confere o reconhecimento como uma empresa inovadora, de responsabilidade em sua atuação e transparência, pois a cliente tem acesso as suas informações. Já para nossa equipe, com a assinatura eletrônica, proporcionamos agilidade no atendimento, ganho de produtividade, economia de tempo, somos fortalecidos por desempenho digital, pois nos diferenciamos como uma clínica de estética inovadora”, comenta o diretor executivo da Semblant, Magnus Guerios.

Esses diferenciais relatados são percebidos de maneira unanime entre os estabelecimentos que estão adotando a assinatura eletrônica. Ainda de acordo o CEO do Belle Software, sistema de gestão de clínicas de estética, Rafael Francisco Thibes, a falta de espaço físico para armazenamento das fichas físicas dos clientes é um verdadeiro pesadelo para muitas clínicas de estética. “Em função da grande quantidade de clientes que são atendidos diariamente, é desgastante usar tempo para separar as fichas em papel de cada usuário. Também por se tratar de um documento, elas precisam ser guardadas por anos e anos, o que faz com que seja necessário utilizar espaços físicos como arquivos mortos, ao invés de otimizar esses locais com a prestação de serviços. Muitos precisam inclusive alugar salas somente para armazenar papel”, afirma.

A assinatura eletrônica é regulamentada e válida, pois existe Medida Provisória (nº 2.200-2/2001) que garante autenticidade, integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica. “Soluções como essa, entram na lista de tecnologias que ajudam os empresários a ter melhor performance nos seus negócios e poder escalar suas empresas abrindo várias unidades de forma sustentável”, destaca Rafael.

Para saber mais sobre a assinatura eletrônica em clínicas de estéticas, acesse: www.bellesoftware.com.br

Website: https://www.bellesoftware.com.br/

Fonte: Dino